Eu e você estamos totalmente perdidos e não merecíamos uma nova chance, então, pela "JUSTIÇA" de Deus precisaríamos perecer, pois pecamos. Porém, através de Jesus que nos "AMOU DE TAL MANEIRA" maneira Deus nos olha "olhando" pra Jesus e nos declara Justos.
Esse passo está totalmente sob o Controle de Deus - o verso é bem claro! Cabe a nós aceitar com coração agradecido e uma resposta em obediência, todo o poder transformador do Espírito Santo.
A Lei não nos salva, apenas nos mostra onde estamos errando: como um espelho nos mostra a sujeira, mas não adianta passar o espelho no rosto, precisamos de um pano para limpar. Pela Fé reconhecemos nosso erro quando olhamos para Sua Lei, e então somos "guiados" (como um professor guia o aluno ao conhecimento; PEDAGOGO) para Cristo, o único que pode nos tornar justos perante Deus.
Se as pessoas pudessem fazer coisas boas para merecer a salvação, não haveria necessidade do sacrifício de Jesus. Por isso nossas obras são "nada", uma vez que todos pecamos (lembra quando estudamos anteriormente? "... não há um justo se quer!). Por isso que se chama "JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ", isto é, dependemos unicamente de acreditar e obedecer!
Ao se batizar precisamos de "RELACIONAMENTO" com Deus para não retroceder em nosso propósito de andar em uma novidade de vida. Quando somos alcançados, precisamos lutar com o poder disponível pelo Espírito Santo para não voltar à vida pecaminosa.