Hoje iremos aprender um pouco sobre o Templo no Deserto, o Santuário de Deus, um local de adoração e redenção, onde os pecadores buscavam perdão pelos seus pecados e eram livrados da culpa, em uma didática cheia de símbolos que nos ensinaria como Deus salvaria o pecador através de Cristo Jesus, na Cruz.

O principal objetivo da construção do Templo era um lugar de ADORAÇÃO, um local onde Deus poderia habitar de forma espetacular (a ``Shekinah´´ era um fogo que descia do céu e atingia o santos dos santos) em meio ao seu povo. Deus é Deus de relacionamento, intimidade, comunhão e queria naquela época, e quer hoje, estar perto do seus filhos.

Cada animal que era IMOLADO (morto) para a remissão do pecado de alguém, representava a morte de Jesus. Quando Jesus começou seu ministério, foi recebido pelo seu primo João Batista como a consumação de cada sacrifício feito até ali: Jesus é o Cordeiro de Deus; ao morrer Jesus representaria, inocentemente, cada animal inocente que foi morto pela humanidade.

Paulo escreveu (já lemos isso) em Romanos 6:23 que ``... o salário do pecado é a morte´´. Para ser perdoado, o homem deveria entregar uma animal para ser morto (que representava Jesus). Didaticamente o grande ensinamento do Santuário era o sacrifício de um inocente para substituir o sacrifício do pecador arrependido.

Quando Jesus morre na Cruz, todo o tipo de sacrifício ritualístico do Santuário perde seu valor, pois ele faz o sacrifício supremo por todos os pecadores, e onde tem pecado, há necessidade de remissão. Antes de Jesus o Templo era o único caminho, agora temos livre acesso através da oração a Jesus, que foi o Cordeiro e hoje é nosso Sacerdote.

Quando Jesus voltar, teremos acesso ao Santuário do Céu, como símbolo eterno (não será mais necessário, pois não haverá pecados lá) do processo de salvação e redenção de Deus para seus filhos.



Compreendeu a didática de salvação contida no Santuário? Sim ou Não?
Compreendeu o papel daqueles animais até a chegada de Jesus, o Cordeiro final? Sim ou Não?
Gostaria hoje de ter seus pecados perdoados pelo Sangue de Cristo? Sim ou Não?


Que bom que você conseguiu. DEUS SEJA LOUVADO!
Caso você tenha encontrado algum erro ou precisar conversar mais sobre o assunto, estamos a disposição para ajudar!