Basicamente, a questão da vida é muito simples (imagine uma lâmpada): existe um corpo (bulbo) e existe um fôlego de vida (energia); o homem passou a ser ALMA VIVENTE a partir do momento que Deus lhe deu o FÕLEGO DE VIDA; quando o homem morre, volta ao pó e o fôlego volta a Deus; simples assim.
A Bíblia é enfática em dizer que, ao morrer, o homem simplesmente deixa de existir, não há trabalho, pensamento ou qualquer coisa, pois volta ao ponto anterior ao receber o fôlego de Deus, nada. A ``Alma Vivente´´ é atrelada ao poder de Deus.
O plano de Deus ao criar este mundo era que o homem fosse IMORTAL condicionalmente à sua obediência a Deus. A morte entrou na história da humanidade após o pecado.
Esse trecho dá uma ideia sobre a amplitude da Graça de Deus, que pode alcançar todo pecador que deseja uma nova vida; se temos oportunidade, devemos escolher em vida, pois na morte acabam-se as oportunidades. Quando morremos, acontece exatamente o inverso de Gênesis 2:7 (nosso primeiro verso) onde o corpo volta ao pó e o fôlego de vida volta a Deus (a ``alma vivente´´ deixa de existir).
Você tem vida e é uma ALMA VIVENTE apenas por que Deus quer! Olha o que está escrito em Ezequiel 18:4: ``Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá´´. Somente para os pecadores COM ``seus pecados´´, caso não sejam LEVADOS a Jesus para serem PERDOADOS.