Deus testou Adão e Eva em algo simples: OBEDECÊ-LO por livre e espontânea vontade ou ser induzido ao erro por si próprio ou por alguém. O que tinha de especial naquela árvore? Nada, apenas o limite entre a OBEDIÊNCIA e a DESOBEDIÊNCIA. Mas Deus também deixou bem claro o resultado dessa ação: ``se desobedecerem, irão conhecer o mal e morrerão´´.
O episódio do pecado original, foi colocar em cheque a vontade de Deus; até aquele momento o homem conhecia o que era bom e perfeito. Ao ser levado pelo animal (serpente, usada como instrumento de Satanás) eles jogariam fora a inocência e então sentiriam o gosto da desobediência: infelizmente Eva caiu na tentação de desobedecer a Deus.
A mulher tomou o primeiro passo: admirou o pecado; depois desejou o entendimento (seu próprio, não o de Deus) e por último pegou o fruto e transformou o desejo em ação: comeu. Logo em seguida fez com quem alguém próximo sofresse as consequências do seu pecado, pecando também - Adão. A queda foi simplesmente devido às ``ESCOLHAS ERRADAS´´.
Após o pecado, experimentaram ``O MAL´´ e então sentiram-se culpados; a culpa vem sempre depois do pecado! Então se esconderam de Deus, e quando foram achados, não assumiram a culpa, mas culparam a pessoa do lado: Adão culpou Eva que culpou a Serpente (Diabo).
A DOR e o SOFRIMENTO, além da DETERIORIZAÇÃO DA VIDA (saúde, longevidade, maldade, egoísmo, forças etc.) foram os resultados imediatos que se intensificaram nos filhos e na descendência de Adão e Eva. Hoje aprendemos que não é apenas o ``ATO´´ de pecar o problema do pecador, mas o fato de ``SERMOS´´ pecadores (aprenderemos mais no próximo programa).